REPRESENTANTE DA ALUMAR/ALCOA DISCRIMINA SEUS FUNCIONÁRIOS NA MESA DE NEGOCIAÇÃO E TENTA IMPEDIR A ASSINATURA DA CCT/2018

alumarnova

Companheiros(as),

Em reunião de negociação salarial realizada 10/04, a representante da Alumar/Alcoa a Sra. Perila Rosa Ribeiro Moreira DISCRIMINOU todos os funcionários da Alumar, afirmando que os mesmos não sabem ler o que assinam, por isso a empresa se recusa a descontar a contribuição negocial. Todos os anos o Sindmetal emite formulários próprios, onde todos tem o direito de ler e preencher de acordo com a sua opção. Neste ano a proposta ficou até mais fácil com um valor simbólico de 1% em uma única vez, onde todos continuarão preenchendo o documento expresso pelo Sindmetal, sem manipulação da empresa.

Veja a proposta do pacote de maldades da ALUMAR/PATRONAL:

-Aumento da jornada de trabalho de 44hs para 48hs semanais
-Atraso no pagamento de salários–do último dia do mês para o 5º dia últil do mês seguinte
-Redução de Horas extras e adicional noturno
-Abono salarial e cesta básica irrisórios
-Rebaixamento do profissional qualificado – de 38% para 35%
-Redução da diária de viagem
-Não desconto da contribuição negocial
-Não homologar as rescisões no sindicato – retirando o direito de opção do trabalhador

Já na reunião do dia dia 2, a comissão de empresas (ALUMAR, S. MARCOS, MEMPS) chegaram atrasados e sem a presença do presidente do Sindicato Patronal, ou seja, sem legitimidade para discutir a CCT/2018. A discussão por empresas pode acontecer via ACT, e em caso de CCT é obrigatório a participação e presença do presidente patronal, pois os representantes das empresas não são dirigentes sindicais patronais.

Desta forma, a ALUMAR/ALCOA está violando a Constituição Federal, e o Código de Conduta Empresarial da ALCOA, do direito a livre negociação e a representatividade do Sindmetal em defender a categoria em todas as instâncias.
O Sindmetal não aceita DECISÃO UNILATERAL e PESSOAL em detrimento às questões coletivas e nem humilhações com os trabalhadores que são recordistas de produções e sacrificados com um dos menores salários da região.
Vamos continuar a negociação que beneficia a categoria e a assinatura de Acordos Coletivos de Trabalho por empresa.

Fique mobilizado, a sua participação é fundamental para a tomada de decisões.

SINDICALIZE-SE! Fortaleça seu sindicato.